quarta-feira, 2 de janeiro de 2013

CRONOLOGIA - O SACRIFÍCIO DE ISAQUE


O sacrifício de Isaque


1811 AC – (Anno Mundi 2085) – sacrifício de Isaque
Não há, em Gênesis (Gn 22:2), nenhuma indicação sobre a data em que Deus pede a Abraão a vida de Isaque em sacrifício, mas foi próximo à morte de Sara.
O Sacrifício de Isaque - Rembrandt
Jasher 22:53 indica que teria sido no ano 37 da vida de Isaque, poucos dias antes da morte de Sara. Faz também um interessante comentário sobre o fato de que Isaque tinha conhecimento de que ele próprio seria sacrificado por Abraão.
1811 AC – (Anno Mundi 2085) – morte de Sara
Depois de Berseba, sabemos que Abraão se deslocou para Hebrom, pois foi ali que morreu Sara, aos 127 anos de idade, no Anno Mundi 2085 (1958 + 127). “E foi a vida de Sara cento e vinte e sete anos; estes foram os anos da vida de Sara. E morreu Sara em Quiriate-Arba, que é Hebrom, na terra de Canaã; e veio Abraão lamentar Sara e chorar por ela”. Gn 23:1-2
1809 AC – (Anno Mundi 2087) – Abraão manda buscar esposa para Isaque
Depois da morte de Sara, Abraão, preocupado com a possibilidade de Isaque vir a se casar com uma mulher de Canaã, cujos costumes eram diferentes dos seus, manda Eliézer, homem nascido em Damasco, seu empregado de mais confiança, à terra de seu nascimento, Ur, na caldéia, buscar uma mulher para seu filho.
Abraão já sabia que poderia buscar uma esposa para Isaque junto à descendência de Naor, seu irmão.
Vejamos Gn 22:20-24: “E sucedeu depois destas coisas, que anunciaram a Abraão, dizendo: Eis que também Milca deu filhos a Naor teu irmão. Uz o seu primogênito, e Buz seu irmão, e Quemuel, pai de Arã, E Quésede, e Hazo, e Pildas, e Jidlafe, e Betuel. E Betuel gerou Rebeca. Estes oito deu à luz Milca a Naor, irmão de Abraão. E a sua concubina, cujo nome era Reumá, ela lhe deu também a Tebá, Gaã, Taás e Maaca”.
Guiado pela mão de Deus, Eliezer vai ter justamente com Rebeca, que era filha de Betuel, filho de Naor, o irmão de Abraão que não acompanhara a família quando esta decidiu sair da caldéia. Rebeca tinha um irmão de nome Labão, que no futuro será o sogro de Jacó. É razoável se datar por estimativa este acontecimento como tendo acontecido um ano antes do casamento de Isaque com Rebeca, no Anno Mundi 2087.
1809 AC – (Anno Mundi 2087) – morte de Ló
Gênesis não faz menção a esta data, mas Jasher 24:22 menciona o fato da seguinte maneira: “E Ló, filho de Harã, também morreu naqueles dias, no trigésimo nono ano da vida de Isaque, e todos os dias da vida de Ló foram 140 anos e morreu”.
Desta forma, Ló teria nascido em 1947 A.M., um ano antes que Abraão, e falecido em 2087 A.M.
1808 AC – (Anno Mundi 2088) – morte de Naor
Gênesis igualmente não faz referência a este acontecimento, mas Jasher 24:27 menciona o fato da seguinte maneira: “E Naor, filho de Tera, irmão de Abraão, morreu naqueles dias, no quadragésimo ano da vida de Isaque, e todos os dias de Naor foram cento e setenta e dois anos, e morreu e foi sepultado em Harã”.
Naor e seu irmão gêmeo, Harã, pai de Ló, teriam nascido em 1916 A.M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bom senso fundamentado no respeito é sempre o melhor juiz.
Contribuições são bem vindas, mesmo que descordantes das minhas.
"Melhor são as vistas dos pontos, que os pontos de vistas."