quinta-feira, 30 de junho de 2011

Benefícios da dança.

Benefícios da dança para o corpo e a saúde são destaque no Bem Estar
Fisiologista Isabel Chateaubriand e seis professores estiveram no estúdio.
Consciência corporal e características de cada modalidade foram tema.
Do G1, em São Paulo
imprimir
Os prazeres e benefícios da dança foram assunto do Bem Estar desta sexta-feira (20), dia de atividade física no programa. A fisiologista Isabel Chateaubriand, médica que cuida das funções gerais do organismo, e seis professores de dança estiveram no estúdio para falar de consciência corporal e destacar as características e os atributos de modalidades como forró, tango, street dance, gafieira e samba rock.
A repórter Marina Araújo foi até uma escola de São Paulo para conversar com adolescentes que trocaram as aulas de educação física pela dança – e aprovaram. Os estudantes não gostavam de esportes e viram nessa prática uma forma de se exercitar e também de obter uma nota melhor. Equilíbrio, disciplina, coordenação, postura e desenvoltura são alguns dos resultados das classes de dança.
Na Praça do Patriarca, no centro da capital paulista, os apresentadores Mariana Ferrão, Fernando Rocha e equipe gravaram o passo a passo da coreografia da trilha sonora do Bem Estar, sob a coordenação da professora de dança Betina Guelma. Era uma tarde fria, mas logo os participantes se aqueceram com os movimentos. Até um cover do cantor Michael Jackson apareceu e deu um show à parte. Confira o vídeo.
Veja também os bastidores da gravação na Praça do Patriarca e a coreografia feita por Mariana, Fernanda e equipe para os internautas, após o programa.
Segundo a doutora Isabel, a dança é valida como atividade física porque é coordenada, organizada e fortalece os músculos. Também interfere nas áreas de comportamento, improviso e expressão individual e social. Ela destaca que tudo na vida inclui dança, até no nível das células.
No aspecto da saúde, o exercício trabalha a sustentação do corpo, a contração muscular, o controle motor, a respiração, a resistência cardiopulmonar e o lado emocional, o que ajuda a fortalecer o organismo.
Fazer aulas de três a cinco vezes por semana, durante uma hora, melhora o condicionamento físico da mesma forma que fazer academia. O único empecilho é quando alguém tem problemas nas articulações – aí é recomendada orientação médica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bom senso fundamentado no respeito é sempre o melhor juiz.
Contribuições são bem vindas, mesmo que descordantes das minhas.
"Melhor são as vistas dos pontos, que os pontos de vistas."