sexta-feira, 21 de dezembro de 2012

CRONOLOGIA -7- A PROMESSA DE DEUS A ABRÃO


1878 AC – (Anno Mundi 2018) – promessa de Deus a Abrão
Abrão nasceu na caldéia, provavelmente na cidade de Ur. Tinha, conforme vimos, dois irmãos, Harã e Naor. Harã veio a falecer aos oitenta e dois anos de idade e provavelmente por este motivo, Tera, seu pai, tomou sua família decidido a mudar-se para Canaã, conforme Gn11:31-32: “E tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. E foram os dias de Tera duzentos e cinco anos, e morreu Tera em Harã”.
Naor, irmão de Abrão, permaneceu em seu país, onde provavelmente nesta época já vivia em Padã-Arã, cidade onde no futuro Jacó se casará e viverá por vinte anos. Naor será avô de Rebeca, que virá a ser esposa de Isaque, filho de Abrão. Foram na viagem com Tera seu filho Abrão juntamente com sua esposa Sarai e seu sobrinho, Ló, filho de Harã, o irmão falecido.
Por alguma razão Tera não seguiu para Canaã, conforme planejado, vindo a se estabelecer no meio do caminho, na cidade de Harã, onde permaneceu sessenta anos até sua morte no Anno Mundi 2083. A leitura de Gn 12:1, logo a seguir o final do capítulo 11 (31-32) dá-nos a impressão que Abrão deixou Harã em conseqüência da morte de seu pai.
Vejamos o texto: “E tomou Tera a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali. E foram os dias de Tera duzentos e cinco anos, e morreu Tera em Harã. Ora, o Senhor disse a Abrão: Sai-te da tua terra, da tua parentela e da casa de teu pai, para a terra que eu te mostrarei”.
Estevão, o primeiro mártir cristão, teve também este entendimento. Em At 7:2-4 lemos: “E ele disse: Homens, irmãos, e pais, ouvi. O Deus da glória apareceu a nosso pai Abraão, estando na Mesopotâmia, antes de habitar em Harã, E disse-lhe: Sai da tua terra e dentre a tua parentela, e dirige-te à terra que eu te mostrar. Então saiu da terra dos caldeus, e habitou em Harã. E dali, depois que seu pai faleceu, Deus o trouxe para esta terra em que habitais agora”.
No entanto, Tera viveu em Harã por mais 60 anos após a partida de Abraão para Canaã, conforme confirmam suas datas de nascimento e morte. Mas, atentando-se bem a Gn 12:1, percebe-se claramente que Tera estava vivo quando Deus chama por Abraão, pois lhe ordena que saia da casa de seu pai, o que não faria sentido se Tera houvesse falecido.
Gênesis 12:4 nos informa que Abrão tinha 75 anos de idade quando deixou Harã e seguiu para Canaã.
Tomando-se o nascimento de Abrão somado à sua idade na ocasião, (1948 + 75), concluímos que o chamamento de Abrão para seguir para Canaã deu-se no Anno Mundi 2023. O Livro de Gênesis nos dá esta data com absoluta precisão. Abrão deixou seu pai vivo em Harã e seguiu para Canaã juntamente com seu sobrinho Ló e respectivas famílias.
Neste mesmo ano Abrão chega a Siquem, local onde no futuro será construída uma cidade com este mesmo nome pelo rei Jeroboão, primeiro rei de Israel no tempo do reino dividido. Sabemos, portanto, que Abrão partiu para Canaã no Anno Mundi 2023. No entanto, não podemos concluir que seja esta a data da promessa de Deus a Abraão.
Abraão e os anjos - Rembrandt
A data da promessa de Deus a Abrão é muito importante ser determinada com acuidade, pois dela depende a data do Êxodo de Israel, que veio a ocorrer depois de quatrocentos e trinta anos. Desta forma, para definirmos com precisão a data da promessa de Deus a Abrão, devemos analisar todo o contexto desde os primórdios de Abrão até o Êxodo.
Atribui-se comumente quatrocentos anos como sendo o tempo da escravidão dos hebreus no Egito, um erro comum, visto que os textos bíblicos se referem a este tempo com certa insistência, associando estes anos à escravidão e maltrato do povo de Israel, conforme veremos a seguir. Diga-se de passagem, que ao ser questionado sobre quanto tempo os hebreus foram escravos no Egito, a maioria dos cristãos responde sem pestanejar que foram quatrocentos anos.
No entanto, os quatrocentos anos se referem ao tempo total transcorrido entre o nascimento de Isaque e o Êxodo, assim como os quatrocentos e trinta anos englobam a este período os trinta anos entre a chamada de Abraão e o nascimento de Isaque.
Desta forma, conforme veremos adiante, os quatrocentos e trinta anos se dividem da seguinte forma: duzentos e vinte anos desde a chamada de Abraão até a entrada de Jacó no Egito, mais, duzentos e dez anos desde a entrada no Egito até o Êxodo. A escravidão propriamente dita teria durado entre oitenta e seis e cento e dez anos, conforme veremos ao tratarmos do Êxodo. Vejamos alguns textos que se referem a este tempo:
“Disse (Deus) a Abrão: Sabes, de certo, que peregrina será a tua descendência em terra alheia, e será reduzida à escravidão, e será afligida por quatrocentos anos”. (Gn 15:13)
“E falou Deus assim: Que a sua descendência seria peregrina em terra alheia, e a sujeitariam à escravidão, e a maltratariam por quatrocentos anos” (At 7:6)
Os dois textos são ambíguos quando lidos desatentamente, possibilitando que o leitor conclua que Israel esteve escravizado no Egito por quatrocentos anos, no entanto, nenhum deles afirma isto. `Ao contrário, os textos dizem duas coisas distintas, tanto um como o outro, que a descendência de Abrão seria peregrina em Canaã, terra de outros povos e que seria sujeita a maus tratos e a escravidão por quatrocentos anos, entre o tempo de peregrinação por Canaã e o fim da escravidão no Egito.
Já no contexto do Êxodo de Israel, Ex 12:40-41 nos diz o seguinte: “O tempo que os filhos de Israel habitaram no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. E aconteceu que, passados os quatrocentos e trinta anos, naquele mesmo dia, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito”.
Temos, portanto, dois tempos distintos, quatrocentos, e quatrocentos e trinta anos. De que trata esta diferença de trinta anos? Trata-se da diferença do tempo compreendido entre a data da promessa de Deus a Abrão o nascimento de Isaque, herdeiro da promessa feita por Deus a Abrão.
Gn 15: 18 nos afirma que Isaque é herdeiro da promessa feita por Deus a Abrão. Vejamos o texto: “Naquele mesmo dia fez o Senhor uma aliança com Abrão, dizendo: À tua descendência tenho dado esta terra, desde o rio do Egito até ao grande rio Eufrates”.
Vejamos ainda Gn 17:19: “E disse Deus: Na verdade, Sara, tua mulher, te dará um filho, e chamarás o seu nome Isaque, e com ele estabelecerei a minha aliança, por aliança perpétua para a sua descendência depois dele”.
Vejamos ainda Gn 21:12: “Porém Deus disse a Abraão: Não te pareça mal aos teus olhos acerca do moço e acerca da tua serva; em tudo o que Sara te diz, ouve a sua voz; porque em Isaque será chamada a tua descendência”.
Isaque é o descendente de Abrão, herdeiro da promessa de Deus. É a descendência de Isaque que será primeiramente peregrina em terra alheia, e depois, sujeita à escravidão no Egito. Desta forma, entre o nascimento de Isaque até o Êxodo de Israel se contarão quatrocentos anos, da mesma maneira que da promessa de Deus a Abrão até o Êxodo, se contarão quatrocentos e trinta anos. Como sabemos, Isaque nasceu quando Abraão tinha cem anos de idade, conforme Gn 21:5: “E era Abraão da idade de cem anos, quando lhe nasceu Isaque seu filho”.
Passaram-se, portanto, vinte e cinco anos entre o tempo que Abrão chegou a Canaã, com 75 anos de idade, e o tempo do nascimento de Isaque, quando Abraão tinha cem anos de idade. Desta forma, concluímos que a promessa foi feita a Abrão no Anno Mundi 2018, cinco anos antes dele chegar a Canaã. Entre Ex 12:1-3, que trata da promessa feita a Abrão, e o verso 4, que anuncia a partida de Abrão para Canaã, passaram-se cinco anos. Mais detalhes sobre o tempo de escravidão no Egito serão vistos no contexto do Êxodo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

O bom senso fundamentado no respeito é sempre o melhor juiz.
Contribuições são bem vindas, mesmo que descordantes das minhas.
"Melhor são as vistas dos pontos, que os pontos de vistas."