quarta-feira, 12 de dezembro de 2012

CRONOLOGIA 1-De Adão a Matusalém


De Adão a Matusalém.  O relato das datas que veremos a seguir, entre a criação do homem e a morte de Matusalém, embora possa parecer uma coisa secundária, pois descreve apenas nascimentos e mortes de pessoas, é, na verdade, fundametal para o cálculo de todas as datas contidas na Bíblia. Faltasse qualquer uma delas não seria possível nenhum cálculo de datas na Bíblia, ainda mais que o referido trecho cronológico nos fala dos ancestrais de Jesus reportados no Evangelho de Lucas. Enquanto Mateus nos dá a genealogia de José, marido de Maria, pai de Jesus por adoção, mostrando seu direito à sucessão ao trono de Davi pela linhagem do rei Salomão, Lucas nos mostra que também Maria era descendente de Davi pela linhagem de Natã, também filho de Davi. Mateus reporta a árvore genealógica de Abraão até Jesus (Mt 1:1-17), e Lucas descende a linhagem de Maria até Adão Lc 3:23-38), criado por Deus, confirmando, e desta forma tornando literal a informação contida em Gênesis, que para muitos é apenas um relato simbólico. Alguns teólogos chegam a dizer que a sequência de pessoas descritas de Adão até Noé representa “clãs”, e não pessoas. Se o fosse, Lucas não os teria citado na genealogia de Jesus, como também citam pessoas deste período, a Epístola aos Hebreus, I e II Pedro, Judas, além de outros livros do Antigo Testamento. Judas, por exemplo, em sua epístola, cita Enoque como profeta de Deus: “E destes profetizou também Enoque, o sétimo depois de Adão, dizendo: Eis que é vindo o Senhor com milhares de seus santos.” (Jd 1:14) 3896 AC – (Anno Mundi zero) – criação de Adão e Eva Comecemos pelo ano zero, quando Deus criou Adão e Eva, conforme Gênesis (Gn) 1:26-27: “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Adão e Eva geraram Caim e Abel, sobre os quais não há relatos cronológicos, não se sabendo, portanto, os anos de seus nascimentos. Caim e Abel - Pietro Novelli Após a morte de Abel, morto por seu irmão, e o banimento de Caim do convívio de sua família, o relato cronológico menciona o nascimento de Sete, filho de Adão e Eva, quando Adão tinha 130 anos de idade. Quanto a Caim, veio a criar sua própria família, e Gênesis relata os nomes de seus descendentes, que aliás, coincidem com alguns nomes dos descendentes de Sete, mas trata-se de outras pessoas. Uma pergunta frequente que se faz, é como Caim encontrou uma mulher se até aquele momento a Bíblia relata apenas o nascimento dos dois irmãos, Caim e Abel? O fato é que o redator de Gênesis apenas reporta aquilo que acha importante, mesmo porque, Caim e sua descendência desaparerão da história de Gênesis, dando lugar a Sete e seus descendentes, ancestrais de Jesus. Não relata de onde vem esta mulher porque não é importante, e também por assumir que o leitor há de concluir que ela só poderia ser filha de Adão e Eva, portanto, irmã de Caim. Um relato sobre as filhas de Eva está presente no livro apócrifo de Jasher, bem como no também apócrifo Livro dos Jubileus, sobre os quais falaremos mais adiante, mencionando que além de Caim e Abel, Adão e Eva, geraram antes do nascimento de Sete mais tres filhas mulheres, uma delas, a esposa de Caim. No Livro dos Jubileus estas filhas são citadas nominalmente, onde o redator conta que Awan, primeira filha de Eva, nascida um ano depois de Abel (Enoque 4:9) veio a ser a esposa de Caim. É importante notar que a cronologia bíblica é basicamente focada nos ancestrais de Jesus. Relata, sim, outras personalidades, muitos eventos, mas basicamente foca na ascendência de Jesus, descendente de Abraão e do rei Davi, tanto por parte de Maria, sua mãe, bem como de José, seu pai por adoção. Especificamente no que se refere ao período compreendido entre Adão e o dilúvio, a Bíblia relata apenas a cronologia das pessoas justas daquele tempo. Note-se que nenhum dos personagens em questão, dos descendentes de Sete, veio a morrer por causa do dilúvio. Matusalém, o homem que mais anos viveu sobre a terra vem a falecer justamente no ano do dilúvio. 3766 AC – (Anno Mundi 130) – nascimento de Sete Gn 5:3 registra que “Adão viveu cento e trinta anos, e gerou um filho à sua semelhança, conforme a sua imagem, e pôs-lhe o nome de Sete”. Desta forma, o nascimento de Sete se deu no Anno Mundi 130, ou seja, 3766 AC. Como computamos 3896 anos de Adão até Jesus, este é o nosso algorítimo de conversão das datas Anno Mundi para ano Gregoriano. Desta forma, subtraindo-se 3896 de 130 temos o resultado negativo – 3766, o que significa 3766 AC (antes de Cristo). 3661 AC – (Anno Mundi 235) – nascimento de Enos Da mesma forma, Gn:5-6 registra que “viveu Sete cento e cinco anos, e gerou a Enos”, portanto, Enos nasceu no ano 235, resultado de 130+105. As datas de nascimento dos demais personagens apontados seguem o mesmo raciocínio. 3571 AC – (Anno Mundi 325) – nascimento de Cainã Em Gn 5:9 temos que “viveu Enos noventa anos, e gerou a Cainã”, portanto Cainã nasceu no Anno Mundi 325, resultado de (235 +90); 3501 AC – (Anno Mundi 395) – nascimento de Maalalel Em Gn 5:12 temos que “viveu Cainã setenta anos, e gerou a Maalaleel”, que nasceu no Anno Mundi 395, resultado de (325 + 70); 3436 AC – (Anno Mundi 460) – nascimento de Jerede Em Gn 5:15 temos que “viveu Maalaleel sessenta e cinco anos, e gerou a Jerede”, que nasceu no Anno Mundi 460, correspondente a (395 + 65); 3274 AC – (Anno Mundi 622) – nascimento de Enoque Em Gn 5:18 temos que “viveu Jerede cento e sessenta e dois anos, e gerou a Enoque”, que nasceu em 622 A.M., correspondente a (460+162); 3209 AC – (Anno Mundi 687) – nascimento de Matusalém Em Gn:5:21 temos que “viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém”, que nasceu no Anno Mundi 687, correspondente a (622 + 65); 3022 AC – (Anno Mundi 874) – nascimento de Lameque Em Gn 5:25 temos que “viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque”, que nasceu no Anno Mundi 874, resultado de (687 + 187); 2966 AC – (Anno Mundi 930) – morte de Adão Gênesis 5:5 registra que “foram todos os dias que Adão viveu, novecentos e trinta anos, e morreu”, sendo este, portanto, o Anno Mundi 930. Há a partir do capítulo 3 do Livro de Jasher uma série de relatos relacionados à morte de Adão, dizendo que no ano 56 da vida de Lameque Adão faleceu e foi enterrado na caverna que Deus lhe dera por habitação com grande pompa por Enoque e Matusalém além de seus dois filhos Caim e Sete. Conta que todos os homens vieram prestar reverência ao primeiro criado por Deus e que desde então aquela data seria lembrada por gerações. Conta ainda que desde aquele dia Enoque separou-se dos demais homens a fim de servir a Deus. Enoque teria tomado para si a veste de pele que Deus fizera para Adão e que esta veste passara depois para Matusalém, e depois deste para Noé, que a levou consigo na arca. A veste foi roubada tempos depois por Cão, filho de Noé, que a deu em herança para Cuxe e este para Ninrode, o primeiro homem poderoso a surgir na história de Gênesis. (Gn 10:8) Vê-se desta forma o caráter folclórico de Jasher, uma vez que tais relatos devem ser oriundos da cultura popular. 2909 AC – (Anno Mundi 987) – Arrebatamento de Enoque Gênesis 5:23-24 registra que “foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos. E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou”. Temos, portanto, que Enoque não experimentou a morte, mas foi sim, arrebatado por Deus no Anno Mundi 987, correspondente a (622+ 365); 2854 AC – (Anno Mundi 1042) – morte de Sete Gênesis 5:8 registra que “foram todos os dias de Sete novecentos e doze anos, e morreu”, portanto, estamos no Anno Mundi 1042, resultado de (130 + 912); 2840 AC – (Anno Mundi 1056) – nascimento de Noé Em Gn 5:28-29 temos que “viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho, a quem chamou Noé”, portanto, Noé nasceu no Anno Mundi 1056, resultado de (984 + 182). 2756 AC – (Anno Mundi 1140) – morte de Enos Gênesis 5:11 registra que “foram todos os dias de Enos novecentos e cinco anos, e morreu”, portanto, estamos no Anno Mundi 1140, resultado de (235 + 905); 2661 AC – (Anno Mundi 1235) – morte de Cainã Gênesis 5:14 registra que “foram todos os dias de Cainã novecentos e dez anos, e morreu”, portanto, faleceu no Anno Mundi 1235, resultado de (325 + 910); 2606 AC – (Anno Mundi 1290) – morte de Maalaleel Gênesis 5:17 registra que “foram todos os dias de Maalaleel oitocentos e noventa e cinco anos, e morreu”, portanto, estamos no Anno Mundi 1290, resultado de (395 + 895); 2474 AC – (Anno Mundi 1422) – morte de Jerede Gênesis 5:20 registra que “foram todos os dias de Jerede novecentos e sessenta e dois anos, e morreu”, portanto, estamos no Anno Mundi 1422, resultado de (460 + 962); 2360 AC – (Anno Mundi 1536) – Deus limita o tempo dos homens Gn 6:3 diz o seguinte: “Então disse o Senhor: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos”. Há duas interpretações para esta passagem, sendo uma delas a de que durante os 120 anos que antecederam o dilúvio, Noé, conforme ordenado por Deus, chamou os homens ao arrependimento. A outra é literal, onde Deus limitou de fato a longevidade humana. Estenderemos este comentário quando tratarmos da data do dilúvio. 2340 AC – (Anno Mundi 1556) – nascimento de Jafé, filho de Noé Gênesis 5:32 da conta do nascimento dos três filhos de Noé da seguinte forma: “era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé”, portanto, registra-se este acontecimento no Anno Mundi 1556, resultado de (1056 + 500). Pode-se afirmar que se trata do nascimento de Jafé. Sem virá a nascer dois anos depois de Jafé, conforme veremos adiante, e Cão era o filho mais novo. A Bíblia relata em Gn 9:19-25 que depois do dilúvio houve um incidente entre Noé e seu filho Cão, o mais jovem dos três. Noé plantou uma vinha e se embriagou vindo a se desnudar em sua tenda. Cão viu a nudez de seu pai e desrespeitosamente o fez saber a seus irmãos que cobriram o corpo de Noé. No dia seguinte, “despertou Noé do seu vinho, e soube o que seu filho menor lhe fizera. E disse: Maldito seja Canaã ; servo dos servos seja aos seus irmãos”. Gn 9:24 Sem é o pai da raça semita, de quem descenderão os israelitas; Cão teve um filho de nome Canaã, este a quem Noé amaldiçoa, de quem virão os cananitas, habitantes de Canaã, onde Israel irá habitar no futuro. 2338 AC – (Anno Mundi 1558) – nascimento de Sem Sem nasceu no Anno Mundo de 1558, conforme se lê em Gn 11:10: “Sem era da idade de cem anos e gerou a Arfaxade, dois anos depois do dilúvio”. Dois anos depois do dilúvio (que aconteceu em 1656 A.M.), portanto, em 1658 A.M., tinha Sem 100 anos de idade, de onde se sabe corretamente seu ano de nascimento (1658 – 100); 2245 AC – (Anno Mundi 1651) – morte de Lameque, pai de Noé No Anno Mundi de 1651, cinco anos antes do dilúvio, morreu Lameque, pai de Noé, conforme Gn 5:31: “E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu”, conforme (874 + 777). 2240 AC – (Anno Mundi 1656) – morte de Matusalém Em 1656 A.M., no mesmo ano em que aconteceu o dilúvio, faleceu Matusalém, conforme Gn 5:27: “foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu”. De acordo com a tradição judaica, descrita no Talmude, Matusalém teria falecido uma semana antes da chegada das águas do dilúvio. Gn 7:7-10 nos relata que somente sete dias depois de Noé entrar na arca é que veio o divúvio. O comentário do Talmude sobre o verso 10 conclui que os sete dias dentro da arca antes da chegada das águas foram os dias de lamentação pela morte de Matusalém. Sabe-se, no entanto, que é apenas um comentário, pois há na Toseftah Sotah (compilação secundária das leis orais judaicas) outras interpretações para o mesmo texto, mostrando, desta forma, que o uso de várias interpretações para o mesmo texto servia de inspiração para sermões.

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